BLOG

As Temporadas dos Super Iates

Navegando pela Costa Amalfitana, mergulhando nas águas translúcidas caribenhas ou em um churrasco pós trabalho em um estaleiro francês. A indústria dos iates de luxo divide seu ano em três temporadas, sendo elas o verão, o inverno e o off-season, e sua aventura a bordo é impactada diretamente por isso. Confira quais são esses períodos, o que eles implicam e como você, crew member, pode se preparar para tirar máximo proveito desses momentos chaves!

VERÃO

O momento mais esperado do ano é a temporada do verão no mediterrâneo, que se estende de maio até início de setembro. Durante este período, a nata econômica mundial se reúne no velho continente e centenas de super iates de luxo tomam a costa sul da Europa. França, Mônaco e Itália são os principais destinos, mas Croácia, Grécia e Turquia vem ganhando espaço no itinerário dos multimilionários.  

Para iates exploradores, destinos no norte da Europa também vem chamando atenção, como Reino Unido, Irlanda, Escandinávia, Alemanha e até Holanda

Os super iates que optaram por não cruzar o Atlântico se reúnem majoritariamente no Nordeste dos Estados Unidos, nas regiões de Martha’s Vineyard, Hamptons e Newport, ou sobem para o Alasca. A temporada nesta região é mais curta, de julho a agosto, mas ainda assim bem popular.

Crew Members

Para os profissionais náuticos, este momento é perfeito para encontrar trabalho. As embarcações começam a recrutar novos tripulantes um ou dois meses antes do início da temporada, e oportunidades continuam a aparecer até o final do verão, em caso de substituições de última hora, por exemplo.

Os crew members de primeira viagem podem e devem optar por se relocar para os grandes Yacht Hubs para maximizar suas chances de encontrar trabalho. A localização do marujo de primeira viagem tem grande impacto no processo de contratação e pode ser a chave para conseguir aquele primeiro job.

INVERNO

Não se deixe enganar pelo título, a temporada de “inverno” no mundo dos super iates é repleta de sol, águas claras e muita diversão. De novembro à março, às embarcações de luxo migram para destinos mais tropicais, especificamente o Caribe, para fugir do frio da Europa

Enquanto os iates de bandeira americana tendem a ficar pelas Bahamas e Ilhas Virgens, os mega iates de luxo europeus preferem as badaladas ilhas de St. Maarten e St. Barth’s. Destinos fora da rota tradicional, como São Vicente, Granadinas ou as Índias Ocidentais, vêm ganhando mais notoriedade nos últimos anos.

Crew Members

Seja para ajudar na travessia do Atlântico ou para substituir aqueles tripulantes cansados após a Med Season, muitas oportunidades de emprego, temporárias ou permanentes, tendem a surgir durante a temporada do Caribe

Uma opção forte nesta região é o daywork, a bordo e/ou em terra. Colaborações com empresas náuticas locais, como táxi aquático, empresas de mergulho e outras, servem como porta de entrada para os marinheiros em busca de mais experiências e oportunidades

Documentação

É importante salientar que muitos desses super iates de luxo cruzando o oceano para o Caribe costumam visitar os Estados Unidos em algum momento da temporada. Se for o caso, o tripulante deverá dispor do visto americano adequado, B1/B2 ou similar, para poder entrar no país. 

Para marinheiros já embarcados, normalmente o empregador se encarrega de providenciar este e qualquer outro documento necessário, sem custos adicionais. Já crew members em busca de trabalho, esse processo é independente e opcional.

OFF SEASON

Entre a temporada do Mediterrâneo e a do Caribe, muitos iates se retiram para os estaleiros para fazer reparos e planejar os próximos meses. O “shipyard period”, como é chamado, pode ser rápido, limitado a alguns upgrades básicos no interior e exterior do barco, ou pode ser longo, tendo que retirar o barco da água completamente. 

Em ambos os casos, este período também serve para dar um descanso à tripulação. Muitos tiram suas férias e, até mesmo, terminam seus contratos durante esse tempo. Não é incomum ver iates gigantescos com apenas alguns tripulantes a bordo, cuidando de sua manutenção. 

Este momento é bom para marinheiros interessados em ganhar experiência em um ritmo mais lento. Os trabalhos costumam ser extensos, mas mais espaçados e estruturados. Uma ótima oportunidade de conhecer a fundo como os super iates de luxo funcionam em sua essência. 

Os donos das embarcações e seus administradores também usam este tempo para decidir e estruturar os planos para a próxima temporada, isso inclui organizar a documentação da tripulação, esquema de férias, provisões, calendário de obras, entre outros. 

Para os iates de dupla temporada, a off-season será o momento de migração. Embarcações saindo da Europa para o Caribe tem de novembro até janeiro para fazer sua travessia. O sentido inverso, Caribe para Europa, ocorre entre os meses de abril até junho. Existem vagas de trabalho exclusivas para este período, onde os marinheiros são contratados exclusivamente para acompanhar e entregar a embarcação no destino combinado, estas são chamadas de “delivery”.

Dentre os tipos de iates, os Charters, de aluguel, são os mais impactados pelas temporadas. Com hóspedes em busca de férias luxuosas e dispostos a pagar milhares de dólares para usufruir destes parques de diversões flutuantes, esses barcos navegam milhas e milhas em busca das condições perfeitas

Iates privados e de exploração também são influenciados pelas temporadas, mas nem sempre as clássicas. Em busca de destinos mais exclusivos, vemos locais, como as ilhas do leste africano, como Seychelles e Mauritius, do Pacífico, como Fiji e Taiti, os países Brasil, Chile, Argentina e Antártica, ganhando espaço na rota dos super iates de luxo. Estes destinos são menos explorados e, consequentemente, menos estruturados. Com isso, as oportunidades de trabalho são limitadas, mas a experiência, inegavelmente, será única. 

Mais informação = mais confiança! A missão da Brazilis é facilitar e potencializar a jornada dos profissionais interessados em entregar e crescer no universo dos super iates de luxo ao redor do mundo. Conte conosco para planejar sua aventura com muita segurança e oportunidades! Experimente o melhor da indústria dos super iates de luxo ao redor do mundo. Vamos lá!

Pronto para zarpar?

Veja Também

Dockwalking: Conquistando seu primeiro trabalho

O mundo dos super iates de luxo é competitivo e, para os marinheiros de primeira viagem, a falta de experiência pode dificultar ainda mais esse processo. Para continuar na corrida, muitos novatos, (aka greenies), optam por praticar ”Dockwalking”…

As Temporadas dos Super Iates

Navegando pela Costa Amalfitana, mergulhando nas águas translúcidas caribenhas ou em um churrasco pós trabalho em um estaleiro francês. A indústria dos iates de luxo divide seu ano em três temporadas…

O que é o mundo dos Iates

O mercado de iates de luxo não é muito forte no Brasil, mas, enquanto você lê isso, quase 10 mil dessas embarcações estão agora mesmo navegando ao redor do mundo…